terça-feira, 16 de novembro de 2010

10 FILMES DE JULIANNE MOORE






A americana Julie Anne Smith completa em dezembro 50 anos de idade com uma carreira consistente e vitoriosa.
O pai era um juiz do exército e, por conta disso, sua família mudou-se 23 vezes antes de ela completar 18 anos e ir para a universidade em Boston, onde se graduou em artes cênicas.
Julianne começou nas novelas da tarde, interpretando duas meio-irmãs, o que lhe valeu um Daytime Emmy em 1988.
Em 1990 estreou na tela grande num dos segmentos de "Contos da Escuridão". Em seguida apareceu em "A Mão que Balança o Berço" e gradualmente seus papéis foram melhorando.
Com quase 50 filmes, 4 indicações ao Oscar e 40 prêmios na bagagem, Julianne Moore chegou lá. Seu salário já passou da casa de 1 milhão de dólares (ganhou 3 milhões por "Hannibal") e está envolvida em pelo menos 7 novos projetos.
Esta lista traz 10 dos mais marcantes filmes da ruiva, mas poderia ser bem maior.


1.  Longe do Paraíso (Julianne é uma típica dona de casa dos anos 50, que flagra seu marido, um bem sucedido empresário - Dennis Quaid -, aos beijos com outro homem. enquanto isso, ela desenvolve uma amizade com um jardineiro negro e passa a ser mal vista pelos vizinhos. um retrato de tempos de ignorância e uma interpretação espetacular, indicada ao Oscar e a dezenas de outros prêmios)


2.  Fim de Caso (no fim de 1946, um escritor - Ralph Fiennes - encontra o marido de sua ex-amante - Moore -, com quem teve um intenso relacionamento por 2 anos e que o abandonou sem maiores explicações. o encontro reacende seu ciúme e ele tenta descobrir o motivo da separação. segunda e merecida indicação de Julianne ao Oscar num ótimo filme de Neil Jordan)


3.  Ensaio sobre a Cegueira (adaptação de Fernando Meirelles da obra-prima de José Saramago. Julianne destaca entre os personagens sem nome, como a mulher do médico, que é uma das únicas imunes à epidemia de cegueira que se abate sobre todo o planeta. ótimo filme, grande interpretação)


4.  As Horas (Julianne vive mais uma mulher dos anos 50, uma angustiada dona de casa grávida que lê avidamente o livro "Mrs. Dalloway" de Virginia Wolff - Nicole Kidman -, a única coisa que a deixa feliz, apesar de ter uma vida aparentemente perfeita. sólida interpretação de Moore, indicada ao Oscar de coadjuvante)


5.  Direito de Amar (Moore é a melhor amiga do professor inglês, que perde o companheiro num acidente de carro nos anos 50. o excelente filme de Tom Ford dá mais uma personagem de época para Julianne em uma de suas melhores interpretações)


6.  Os Esquecidos (uma mulher fica desesperada com a morte do filho de 8 anos, que se surpreende ao ouvir de seu psiquiatra que ela nunca teve esse filho e que os anos de memórias dele são sua imaginação. ela conhece outro pai que está passando pela mesma situação e decide investigar. a premissa é boa, a solução beira o ridículo, mas Julianne se sai bem, como sempre)


7.  Magnólia (na obra-prima de Paul Thomas Anderson, um mosaico de personagens em busca de felicidade, perdão e sentido, Julianne tem um dos melhores personagens. é a esposa de um homem muito mais velho - Jason Robards -, que casou-se por interesse, mas no leito da morte dele, percebe que o ama. ótimo filme, ótima interpretação)


8.  Boogie Nights (o filme fala sobre o auge da indústria de filmes pornô nos anos 70. o papel de uma ex-dona de casa, que virou atriz pornô deu a Julianne sua primeira indicação ao Oscar de coadjuvante e a colocou no mapa. outro grande filme de Paul Thomas Anderson)


9.  Um Marido Ideal (um político britânico em ascenção, casado com uma nobre - Cate Blanchett - tem sua carreira ameaçada quando uma ardilosa aventureira - Julianne - o ameaça com fatos do seu passado. divertida comédia de costumes, baseada em livro de Oscar Wilde)


10.  O Preço da Traição (Julianne é uma ginecologista de sucesso, que tem uma vida perfeita, mas começa a desconfiar da fidelidade do marido - Liam Neeson. decide contratar uma acompanhante para testá-lo, com consequências inesperadas. bom filme de Atom Egoyan de 2009, que passou despercebido em nossos cinemas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário