sexta-feira, 12 de novembro de 2010

10 Filmes de Concertos de Rock



Os concertos ou documentários de rock e pop sempre funcionaram bem no cinema, principalmente antes de todo mundo ter um vídeo-cassete em casa.
Esta lista traz filmes feitos em película, pensados para ser exibidos no cinema, mas claro, para vender dvds também.
Procurei dar uma visão de várias épocas, desde os anos 1960, porque o número de filmes do gênero é grande. Aviso que, infelizmente, eu vi os cinco primeiros em dvd ou mesmo na televisão. Sorte de quem viu no cinema.
Aqui está a lista de 10 filmes ou documentários de concertos de rock e pop do cinema.


1.  Os Reis do Iê-Iê-Iê - A Hard Days Night (1964. o quase documentário tenta capturar o clima do início da beatlemania. mostra o grupo como prisioneiro do seu sucesso, tendo sempre que se esconder dos fãs histéricos, enquanto viajam para fazer seus concertos. grande filme de Richard Lester, um dos mais importantes do gênero. curiosidade para quem acha o título nacional ruim, em Portugal o filme teve o título de 'Os Quatro Cabeleiras do Após-Calypso')


2.  Woodstock, Onde Tudo Começou (1970. documentário mostrando shows e histórias do maior concerto de rock de todos os tempos, ocorrido em 1969. Jimi Hendrix, Joan Baez, Santana, The Who, Crosby Stills and Nash, Ritchie Havens e muitos outros astros fizeram história. bom filme, dirigido por Michael Wadleigh) 


3.  Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (1973. filmado em 30 de julho de 1973, foi o último concerto do personagem Ziggy Stardust, do cantor David Bowie. a trilha sonora traz algumas de suas melhores canções, como "All the Young Dudes", "Changes", "Space Oddity" e "Time". Ziggy era um alienígena andrógino, muito glam e muito teatral. a despeito de eu ser fã de Bowie e das canções, o personagem é muito estranho de se assistir hoje)


4.  O Último Concerto de Rock (1978. a The Band realizou em 1976 seu último concerto e resolveu fazer dele uma celebração, convidando vários artistas e Martin Scorsese para dirigir. com pouca verba, Martin captou rápidas entrevistas e boa parte das 7 horas de show, para fazer um grande documentário. entre os convidados estavam Joni Mitchell, Bob Dylan, Neil Young, Emmylou Harris, Ringo Starr e o grande Muddy Waters. genial!)


5.  Stop Making Sense (1983. o grande filme-concerto da New Wave, brilhantemente dirigido por Jonathan Demme. começa com David Byrne sozinho no palco e, a cada canção, um dos integrantes dos Talking Heads e mais os músicos convidados iam se somando, terminando com um final apoteótico. imperdível)


6.  Chuck Berry, o Mito do Rock (1987. bom documentário sobre o concerto comemorativo dos 60 anos do lendário Chuck Berry, dirigido por Taylor Hackford, com entrevistas e participações de grandes astros como John Lennon, Eric Clapton, Bruce Springsteen, Little Richard e Roy Orbison)


7.  U2: Rattle and Hum (1988. mostra uma turnê do grupo irlandês pelos Estados Unidos, com shows em várias cidades e gravações de estúdio, incluindo uma participação de B.B.King. contagiante e energético, traz o U2 em sua melhor forma, é só assistir para virar fã)


8.  Na Cama com Madonna (1991. traz a cantora no auge do sucesso, durante a super-produzida 'Blonde Ambition Tour'. mostra duas Madonnas, a provocativa e até chocante no palco e séria e companheira nos bastidores, com os técnicos, músicos e bailarinos. bom filme, boa música)


9.  Rolling Stones: Shine a Light (2008. uma estrutura simples, um show e colagens de depoimentos e momentos de diversas fases dos Stones, uma banda de rock com mais de 40 anos de estrada, tudo, menos ordinária. junte-se a isso um diretor gênio, Martin Scorsese, e temos uma obra-prima. me perdoem os roqueiros puristas, mas como cinema é melhor que "Gimme Shelter". comovente, brilhante, empolgante!)


10.  Michael Jackson: This is It! (2009. tá bem, confesso que eu ainda não assisti este filme réquiem, mas reconheço sua importância. foi o documentário mais visto da história, em apenas 4 semanas nos cinemas de todo o mundo. mas vai voltar em breve, em 3D. é uma montagem de mais de 100 horas gravadas dos ensaios da turnê, que Jackson preparava quando morreu. é mais um evento, que um filme, mas merece fazer parte da lista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário